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faíscas da mente

MONICA GOMES

faíscas da mente

MONICA GOMES

P5 Saúde Mental - alguns exercícios de gestão emocional

Não sou de todo nenhuma especialista neste tema da saúde mental e, portanto, não pretendo vir aqui falar em termos científicos ou algo do género. Mas, numa altura em que, felizmente, este tema começa a ser cada vez mais abordado, descobri um projeto intitulado de "Promoting Mental Health During Pandemic", liderado pelo Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

O projeto "tem como objetivos compreender o impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental da população adulta residente em Portugal e desenvolver ferramentas que permitam a automonitorização da saúde mental". Apesar de "dedicado" a esta fase, acho que a aplicação é transversal a qualquer altura e/ou momento.

Mas, basicamente, o que eu queria vir aqui falar é do teste que eles disponobilizam para avaliarmos a nossa saúde mental (composto por duas escalas: sintomas ansiosos e sintomas depressivos).

Tal como eles próprios indicam, isto é apenas uma forma de conseguirmos identificar a possível presença de algum transtorno, no entanto recorrer aos profissionais médicos é sempre a melhor opção. De qualquer das formas, findo a avalição, caso o teste dê algum nível mais elevado, seja na escala de sintomas depressivos, quer na de sintomas ansiosos, eles têm algumas sugestões que podemos pôr em prática que podem melhorar a forma como nos sentimos, ou ajudar-nos em certas ocasiões.

Fiz o teste e escusado será dizer que os resultados não me surpreenderam: já uma percentagemzinha na escala dos sintomas ansiosos. E, por isso, decidi deixar-vos aqui algumas indicações que eles sugerem (é claro que somos todos diferentes, e lá porque comigo elas funcionaram, não quer dizer que funcionem com toda a gente):

GESTÃO EMOCIONAL

Focar na realidade:

- Identificar 5 coisas que consigo ver à minha volta;

- Identificar 3 coisas que consigo ouvir;

- Nomear 5 marcas diferentes de cereais;

- Nomear 5 países diferentes;

- Identificar 3 coisas que consigo cheirar;

- Nomear 5 animais diferentes que voam.

 

Pensamentos Funcionais:

- Não posso controlar tudo;

- Sou capaz de lidar com isto;

- Um pensamento é só um pensamento e só tem a importância que eu lhe atribuir;

- O facto de pensar que algo de mal vai acontecer não significa que isso se concretize;

- Isto que estou a sentir pode ser desagradável mas não vai durar para sempre;

- Estou em segurança;

- Os desafios e dificuldades trazem-me oportunidades de aprendizagem e crescimento;

- Um passo atrás não significa voltar à estaca zero.

 

Mudar de Perspetiva:

- Os seus pensamentos baseiam-se em factos ou interpretações?

- Existem outras formas de interpretar esta situação?

- Qual é a evidência que suporta o seu pensamento?

- Esta situação é tão séria como está a pensar?

- Como é que alguém mais otimista interpretaria esta situação?

- Qual é o pior resultado que pode esperar e qual a probabilidade de acontecer?

- O que é que pode fazer para resolver o problema?

- Existe alguma coisa de útil que possa aprender com esta situação que lhe permita lidar melhor com situações semelhantes no futuro?

Relaxamento:

https://saudemental.p5.pt/profile/relaxamento/module/relaxamento

 

Ate já 

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